Após apagão, abastecimento de água é comprometido na Grande Fortaleza

28/11/2015 13:37

Queda de energia afetou o funcionamento de estações de tratamento. 
Previsão é que o sistema seja normalizado até às 15h deste domingo.

O apagão que atingiu municípios do Ceará de sexta-feira (27) para sábado (28) comprometeu o abastecimento de água na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a queda de energia afetou funcionamento das estações de tratamento de água Gavião e Oeste. A companhia informou que a energia nas estações foi retomada por volta de 4h, quando foi possível retomar a operação de tratamento e distribuição da água. Algumas localidades tiveram o abastecimento normalizado nesta manhã.Ainda de acordo com a Cagece, o problema ocasionou interrupção de abastecimento de Fortaleza e áreas de MaracanaúEusébio,Caucaia, Pavuna, PacatubaGuaiúba eMaranguape durante a noite e início da manhã deste sábado.

A previsão da Cagece é que o sistema de abastecimento seja totalmente normalizado até às 15h deste domingo (29). O prazo se dá por conta dos níveis de pressão nas áreas mais elevadas ou distantes das estações de tratamento de água. Para reduzir os transtornos em  atividades domésticas, a Cagece orienta a população que a água seja consumida apenas para atividades essenciais.

Energia foi totalmente normalizada, diz Coelce
O fornecimento de energiu elétrica foi restabelecido em todas as regiões atingidas por um apagão na noite desta sexta-feira (27). Segundo informações a Companhia Energética do Ceará (Coelce), a energia foi voltando gradualmente ao longo da madrugada em bairros de Fortaleza, Região Metropolitana e emmunicípios da região norte do Estado.

Moradores de alguns bairros da capital relatam ao G1 que a energa elérica só voltou por volta de 3h da manhã. A Coelce informou que às 3h30 o sistema foi completamente normalizado.

Falhas em subestação
Em nota, a companhia explicou o problema ocorreu por conta de falhas numa subestação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Em nota, a Coelce esclareceu que "a Chesf é responsável por transmitir energia entregue a seus clientes". 

 As quedas de energia afetaram o funcionamento de semáforos da capital e deixaram a região do aeroporto de Fortaleza sem energia.

Problemas com aparelhos
Em casos de aparelhos eletroeletrônicos danificados em função de ocorrências na rede elétrica, a Coelce informa que o cliente deve procurar a companhia em até 90 dias da data do dano elétrico, por meio das lojas de atendimento ou do telefone 0800 285 0196, atendendo aos seguintes requisitos: ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência; informar a data e o horário prováveis da ocorrência do dano; relatar o problema apresentado; e descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo, ano de fabricação etc”.
 

fonte( glo.bo/1LF5S5R)

 

Voltar